quarta-feira, 15 de março de 2017

[Breve Comentário] Stephen King: Coração Assombrado - Lisa Rogak

Compre pela Amazon e ajude a manter o blog



  Se você está se perguntando o porquê dessa postagem ser um Breve Comentário ao invés de uma opinião (apesar de que eu acho que vou colocá-la na aba de Opiniões do mesmo jeito) a resposta é simples... Eu não saberia fazer uma postagem descente sobre esse livro no formato de opinião, ele não é um livro para ser dissecado, é um livro para ser lido.

  A autora abre o livro se apresentando e fazendo um resumo geral da história do autor, apresentando-o para o caso de alguém viver em uma caverna no alto do Everest e nunca ter ouvido falar dele, a partir daí ela começa a nos contar sua história, baseada em entrevistas com amigos do autor, entrevistas do próprio autor, nenhuma concedida diretamente a ela, mas se o material tá ali, por que não usá-lo certo?

  Enfim, muita coisa, praticamente tudo, na verdade, que o autor fala da sua vida em Sobre a Escrita, é contado aqui também, mas não se torna repetitivo (exceto, obviamente, quando ela transcreve parte do livro) pois vemos os acontecimentos de outro ângulo, e como a escrita da autora é fluida e agradável não nos importamos em ler as mesmas coisas que já lemos antes, ela dá um tom particular aos acontecimentos, mais distanciado e talvez com até mais admiração do que o King usa para se referir a si mesmo. Deixando claro que reconhece o talento do autor, mas que também não é nenhuma grande fã, tem seus livros favoritos, mas não é uma devorado da obra dele.
"O que me impressionou não foram sangue, tripas ou efeitos especiais; as cenas sangrentas em seus livros e filmes não foram tão desagradáveis quanto eu imaginei que seriam. Também não foi sua habilidade para esboçar e desenvolver personagens; eu já sabia que este era um de seus talentos. O que realmente me pegou foi o quanto ele é engraçado."
  Um ponto complicado, ou não, nesse livro é que ele tem um senhor spoiler sobre o livro Cujo, lançado recentemente pela Suma, mas mesmo tendo lido o spoiler só lembrei dele depois que li o acontecimento no próprio Cujo, não sei se a história daquele é tão envolvente que me fez esquecer que já sabia de uma parte do desfecho, ou... sei lá, sei que esqueci completamente.
  Sobre a edição gostaria de só ter elogios, tenho duas reclamações: A primeira, que é unicamente um gosto pessoal, é a capa soft touch, como eu odeio isso ¬¬' A segunda reclamação já é mais grave, a revisão, deixou bastante a desejar, já faz uns quatro meses que li o livro e ainda me lembro de erros grotescos que passaram impunes.
  De uma forma geral, o livro é excelente, só tirei uma estrela por causa da revisão, é ótimo para conhecermos melhor esse autor tão amado por uns e temido por outros, e ainda odiado por alguns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...