domingo, 10 de janeiro de 2016

[Opinião] Contos de Imaginação e Mistério - Edgar Allan Poe #169

Editora: Tordesilhas

N° de Páginas: 190

Citação:
Quem nunca se pegou, uma centena de vezes, cometendo algum ato vil ou tolo sem nenhum outro motivo além de saber que não deveria? Não mostramos uma perpétua inclinação, malgrado todo o nosso bom-senso, a violar essa coisa que chamamos Lei, meramente porque a compreendemos como tal? Esse espírito de perversidade, como disse, veio para minha ruína final.''

Sinopse:
  Contista, poeta, editor e crítico literário, Edgar Allan Poe é considerado pela crítica como pai da narrativa policial e um dos escritores mais significativos do século XIX, tendo sido publicamente aclamado por grandes nomes da cena intelectual e artística, como Júlio Verne, Arthur Conan Doyle, Charles Baudelaire e Leslie Stephen. Além da literatura, a influência de seu trabalho é sentida em diversos campos, principalmente cinema, música, televisão, criptografia e cosmologia. Figura extremamente polêmica, as causas de sua morte são desconhecidas até hoje, especulando-se sobre álcool, congestão cerebral, cólera, drogas, problemas cardíacos, hidrofobia, suicídio e tuberculose, entre outros.

Opinião:
  Não me acho muito digno de falar sobre esse autor tão aclamado, mas a verdade é que, em um contexto geral, gostei mais de H.P. Lovecraft do que de Poe. Ambos autores me cansaram em alguns momentos, mas os contos Os Assassinatos da Rua Morgue e O Mistério de Marie Roget, os dois últimos desse livro, foram bastante enfadonhos para mim, apesar de serem do gênero policial, muita pouca coisa acontece, apenas entrevistas e suposições... muita conversa e pouca ação.
   Os primeiros contos são realmente incríveis, explorando o que há de pior na humanidade. Meus favoritos foram O Poço e o Pêndulo, O Gato Preto e Encontro Marcado.
  A edição está linda, Sei que ela costuma ter capa dura, como comprei o meu exemplar na Avon ele não veio com este atrativo mas mesmo assim tem as ilustrações belas e macabras da edição normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...