terça-feira, 27 de outubro de 2015

[Opinião] 172 Horas na Lua - Johan Harstad #155

Editora: Novo Conceito

N° de Páginas: 283

Citação:
Tudo o que queria era dormir. Queria dormir e acordar em um lugar totalmente diferente. Qualquer lugar estaria bom. Mesmo que fosse no meio do deserto em algum lugar no México, sem comida nem água, com um psicopata e assassino em massa atrás dela. Mesmo que tivesse de se salvar rastejando até os joelhos sangrarem pelo deserto, cercado de cobras e coiotes. Qualquer coisa seria melhor que ficar sentada aqui, presa, sem a menor chance."

Sinopse:
  O ano é 2018.
  Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez.
  Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, era conhecido somente pelos altos funcionários do governo americano.
  Mia, Midori e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviado mais ninguém a Lua.
  Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer...
  Prepare-se para a contagem regressiva.

Opinião:
  Bom, tive tempo de sobra para digerir esse livro, terminei ele no início do mês.
  Não vou dar sinopse (além da oficial) porque acho que é muito bacana você ler o livro sabendo o minimo possível. Eu peguei o livro sabendo que os protagonistas iam para a Lua e teriam problemas por lá. Mas eles demoram boa parte do livro para sequer chegar a Lua. Mas não estou reclamando, essa "introdução" é tão bacana que cheguei a esquecer que a verdadeira história era sobre eles na Lua.
  O começo dramático mostrando os problemas pessoais dos jovens, mesmo sendo envolvente (exceto pela parte do Antoine) é totalmente ofuscada pela tensão de quando as coisas começam a dar errado. É uma sequencia de infortúnios de tirar o fôlego, os personagens transpiram um desespero através das páginas que faz com que sintamos uma agonia semelhante a deles, conseguimos entender todo o desalento e desânimo que se abate sobre eles.
  O que também nos leva a pensar sobre o cotidiano, quantas vezes estamos em situações complicadas e achamos que é o fim do mundo, mas não passamos por nem um terço do que os personagens desse livro passam. Sim, eu sei que, como diz o Charlie em As Vantagens de Ser Invisível: o fato de alguém estar passando fome na índia não faz minha vida ficar melhor do que está (não exatamente com essas palavras), mas é aquela coisa: "Tá ruim, mas poderia ser beeem pior".
  A edição do livro está linda, com fotos que complementam a história e lindas imagens do céu noturno, da Terra vista do espaço e da superfície da Lua (ele tem até um cheiro diferente... melhor do que o normal)
  Em suma é um livro que nos faz pensar no valor da vida, mas além disso também entretêm e causa aquela agonia boa que todo o bom suspense causa. Fãs de mistério se banquetearam e amantes do horror ficaram até satisfeitos. O livro tem suas partes desnecessárias com os adolescentes sendo adolescentes e os adultos não sendo adultos, mas é uma trama envolvente e que causará um imenso desconforto (negócio da agonia de novo, aquela agonia que adoramos sentir) com o final.

4 comentários:

  1. Oie, Rudi! Tudo bem?!
    Eu já tinha lido outra resenha sobre esse livro e tinha gostado muito apesar de não curtir muito essas coisas de espaço e tal, na verdade eu fiquei com muita vontade de ler e ver resenhas no mesmo teor positivo continua a me incentivar. Na sua, porém tem uma adição a mais que não tinha lido sobre antes e que me agradou: toda essa agonia transcrita. Quero conferir. Também sei daquelas imagens super legais e eu já vi na livraria e achei o máximo. Tenho uma queda por mapas e outros desenhos assim legais ahaha!!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fotos e desenhos complementam muito bem a história, espero que possa ler o livro e goste até mais do que eu ;)

      Excluir
  2. Oi, Rudi! Tudo bem? Ah, eu preciso ler esse livro! Eu também só sei poucas coisas a respeito dele e acho que vou me surpreender bastante com o desenrolar dele! Espero ler o livro logo e gostar dele tanto quanto você gostou (você deu quatro estrelas, mas gostou bastante né?). Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Tony, curti bastante, apesar de um envolvimento extremamente desnecessário entre alguns personagens

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...