segunda-feira, 18 de agosto de 2014

[Opinião] Vinda com a Neve - Odette de Barros Mott #83


Editora: Moderna

N° de Páginas: 46

Citação:

A paz do coração é a maior riqueza que um homem pode ambicionar."


Sinopse:
Não disponível.

Opinião:
  Como todos podem ver, trata-se de um livro infantil, mas ele não fica somente na história simples e, dependendo o ângulo pelo qual se olha, bobinha. Esse livro traz algo que deveria ter em absolutamente todos os livros infantis, e felizmente muitos têm. Esse "algo" nada mais é do que uma bela mensagem de reflexão a qual eu duvido que alguma criança consiga captar mas enfim...
  No começo da história somos apresentados à uma pobre família chinesa, praticamente escrava de uma senhora cruel. Essa família, além de pobre está desesperada pois sua comida está no fim, e eles fazem meio que uma prece pedindo ajuda. E qual não é a surpresa deles quando, ao abrir a porta, encontram uma garotinha recém nascida, depois de um breve momento "não temos comida nem pra nós, como cuidaremos dessa criança?" eles resolvem pedir ajuda a senhora da fazenda... que recusa.
  A partir daí vemos uma família acomodada mudando sua situação, eles estavam prestes a morrer de fome e não julgavam haver nada para ajudá-los, mas para impedir que a pobre criança morresse de fome eles encontraram uma solução, dessa parte podemos tirar duas lições: a primeira é que você sempre pode fazer mais e a segunda é que: se você está se vendo em um beco sem saída e desistiu, deve tentar outra abordagem, a principal causa de desgraças é o comodismo.
  Depois disso somos apresentados à história de "como a menina foi parar na casa do lavrador" para não revelar muita coisa, mas já revelando... temos um homem bom filho de um homem mau que o expulsa de casa por ele ajudar quem precisa, depois de expulso esse homem desamparado é ajudado por uma das pessoas que ele ajudou, o qual vira seu grande amigo. Aqui tiramos mais duas lições, tudo que você faz terá uma reação as vezes essa reação partirá de uma pessoa má, mas em algum momento (lê-se: final do livro) o bem volta para você, vemos também que nem todas as pessoas sabem o significado da gratidão então fique feliz se de dezenas ou centenas de pessoas que você estender a mão apenas uma lhe estenda a dela quando precisar.
  A narrativa, levando em conta se tratar de um livro infantil, não é das mais simples, não tenho certeza se uma criancinha entenderia todas as palavras, mas se considerarmos que o livro é de 1982 isso é facilmente justificável.
  Como disse no começo a história não é lá grande coisa mas é ótimo pra passar o tempo, é claro que não muito tempo, em 20 minutos você lê esse livro tranquilamente, tendo ele menos de 50 páginas, várias gravuras e uma narrativa voltada para o publico infantil é impossível não desenvolver a leitura.
  Esse é um dos livros que ganhei da minha vizinha e que mostrei no vídeo Novos Livros Velhos #3.

7 comentários:

  1. "a qual eu duvido que alguma criança consiga captar mas enfim..." Ri disso!

    ""não temos comida nem pra nós, como cuidaremos dessa criança?"" Ri mais ainda.. KKKKK

    Esses livros infantis, acho eu que servem para jovens ou adultos, porque quando criança não entendemos, quando grandes vemos muito sentido, e pela sua resenha percebi que você entendeu tanto do livro que passou lições mesmo na sua resenha, como a gratidão e o comodismo - adorei a parte que você escreveu sobre " a principal causa de desgraças é o comodismo." fiquei com vontade de ler esse livro pra saber a verdadeira causa da criança ter ido parar na porta da família pobre sem nada pra comer.
    Abçs

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk
      Com certeza, não li muitos livros infantis na vida mas todos os que eu li tinha várias "mensagens ocultas" na história, super tranquilo de se ler, não sei se eu disse mas levei menos de meia hora...

      Excluir
  2. Esse livro parece ser aqueles que tem cheirinho de velho, sabe?
    Adoro livros infantis que têm a tal da "moral da história". Parece ser encantador.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Nina, se "cheirinho de velho" for força de expressão não sei não :p
      também acho super legal livros pra crianças que tem mensagens para os adultos...
      Grande abraço!

      Excluir
  3. "A paz do coração é a maior riqueza que um homem pode ambicionar." Lindo...
    Queria ter uma vizinha como a tua...
    Deve ser muito bom esse, adoro livros que trazem uma lição pra nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk
      Todo mundo anda invejado minha vizinha :p
      ele é bem bacana mesmo ;)

      Excluir
  4. Fiquei nostálgica. Tinha esse livro qndo criança e adorava a história e as ilustrações. Gostaria de mostrar pra minha filha.

    ResponderExcluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...