sexta-feira, 7 de março de 2014

[Opinião] A Escolha Dos Três - Stephen King #57

os spoilers tanto do livro anterior quanto desse estarão no final da postagem em cor branca (a não ser, é claro, o pequeno spoiler que está na sinopse), para ler basta selecionar.

Editora:Objetiva
Nº de Páginas:508
Citação:
"O que gostamos de pensar de nós mesmos e o que realmente somos raramente têm muita coisa em comum."
Sinopse:
  Com incansável imaginação, Stephen King dá continuidade à saga épica A Torre Negra, iniciada com O Pistoleiro. A Escolha Dos Três, segundo volume da série, lança Roland de Gilead em pleno século XX, à medida que ele se aproxima da sua preciosa Torre Negra, centro de  toda a criação.
  Um derradeiro confronto com o homem de preto revela a Roland, nas cartas de um baralho de tarô, aqueles que deverão ajudá-lo em sua busca pela Torre: o Prisioneiro, a Dama das Sombras e a Morte. Para encontrá-los, o último pistoleiro precisará atravessar três intrigantes portas que se erguem na deserta e interminável praia do mar Ocidental.

Opinião:
  quando eu só conhecia as capas da série eu acreditava que nesse livro  apareceriam três portas e ele deveria escolher uma para passar, mas na verdade as portas não aparecem juntas, e sim a uma grande distância uma da outra, e ele precisa atravessar cada um delas para  buscar seus "escolhidos" no mundo "real", o nosso mundo: "Onde papel parece ser tão comum quanto areia."
  A história começa com Roland sentado na praia do Mar Ocidental, ele está meio atordoado e quando o sol se poe não percebe as criaturas, que mais tarde ele batiza de lagostrosidade, saindo do mar e indo em sua direção, ele só sedá conta quando a criatura o ataca e devora dois do seus dedos, três, se contarmos o do pé. Mais tarde essas lagostrosidades (cerca de um metro de comprimento, olhos enrugados, longas antenas, bico de papagaio, pernas de aranha, e um chiado que faz parecer que estão constantemente perguntando: Chic? choc? chum?) se torna o principal alimento dele e seus "aliados". Como era de se esperar, as pessoas que Roland recolhe de nosso mundo ficam em choque por um tempo, e o livro é basicamente a busca pelas portas, a vida dos escolhidos, e o veneno das lagostrosidades no corpo de Roland Deschain.
  A escrita é a normal do mestre King, não muito acelerada mas também longe de ser monótona, a construção dos personagens é impecável, ele se aprofundou bastante na história de cada um até o momento que "encontram" Roland, esse livro tem um pouco dos "elementos" que eu disse que, até então, só tinha visto em Conte-me Seus Sonhos, do Sidney Sheldon, e... esculpa mestre King, mas o SS soube trabalhar melhor essa parte, eu não fui atrás de um estudo aprofundado sobre o assunto, mas a explicação dele foi mais convincente. Pra quem não se importa de estragar uma surpresa de dois livros: eu estou falando que tanto a Odetta desse livro, quanto a Ashley do Conte-me Seus Sonhos têm o transtorno de personalidade múltipla..
  Ele foi melhor que o primeiro livro, não foi nada que transformasse a série na melhor coisa já escrita, mas está entre as 100 mais :)

Um Comentário com Spoiler
O livro começa cerca deseis horas depois do fim de O Pistoleiro, na mesma praia na qual ele confrontou o homem de preto, que agora está morto, em alguns momentos, a segunda escolhida: Odetta/Detta/Susannah, me lembrou muito a Regan, de O Exorcista, ela também é boca suja e má, e parece estar possuída por alguma coisa... a morte de Jake ainda incomoda Roland, mas o melhor do livro é na hora que Roland adentra a terceira porta, a qual está escrito: O Empurrador, nela encontramos Jack Mort, o cara que empurrou Jake na frente do carro, que empurrou Odetta nos trilhos do trem que lhe cortaram as pernas, sim Odetta/Detta/Susannah não tem as pernas. E a maior parte da ação do livro se encontra nessa parte (parte, parte, parte... será que eu repeti demais essa palavra?) estou ansioso para lero terceiro volume, onde, espero eu, vá explicar pra que ele precisava passar tanta dor de cabeça para juntar essas duas pessoas (sim, são só duas, a terceira pessoa ele só matou, lembra da sinopse? O Prisioneiro, A Dama das Sombras e a Morte? pois é...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...