quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

[Opinião] Bendito Assalto - Domingos Pellegrini #42

Editora:Editora Leitura
N° de Páginas:213
Citação:

"Se você derrubar trinta vezes, trinta vezes ela vai voltar a subir na parede... Porque o destino dela é virar mariposa, e ela sabe que só vai virar mariposa se encasular no alto, não no chão, né, onde qualquer um pode pisar, a chuva encharcar, formiga atacar."
Sinopse:
  A QUADRILHA: um bancário, um jornalista, um ator, uma esotérica - e suas paixões.
  O PLANO: um assalto sem violência, sem pistas e sem contar com os imprevistos.
  O RESULTADO: este romance.


Opinião:
  Um dos poucos livros nacionais que li, e... não sei muito bem o que achei :s
  A história foca principalmente em quatro pessoas, Mário: um bancário que é viciado em vinho e cocaína, Guto, um jornalista que sonha em abrir uma livraria, Toninho, um ator não muito bem sucedido que sofre por se apaixonar por héteros e Lara, que sonha em abrir uma loja de produtos naturais na praia e acredita em todas aquelas coisas que búzios, tarô, horóscopo e até um outro livro lá que não me lembro o nome.
  Mário acaba convencendo todos os outros com um plano simples demais e então começa a preparação para a execução do plano.
  A narrativa é... estranha, grande parte das falas não estão em formato de fala, é um texto tipo "ele nunca soube o que faria. E agora, o que será de mim, disse para quem quisesse ouvir" e em outras partes parece um roteiro de uma peça de teatro aparece o nome do personagem seguido da fala, e o jeito de contar a história não foi lá essas coisas também.
  O autor foi esperto ao colocar os depoimentos dos personagens, 2 anos depois do assalto, no meio da história, e também alguns fragmentos do tipo "dois anos depois, ela se lembraria disso e teria um sorriso triste no rosto" e sobre o narrador, na última parte da história, sair conversando com os personagens, e se tronar um narrador personagem, um escritor que quer escrever um livro com a história do assalto.
  A escrita do autor não me aradou muito, mas apesar disso a história é bacana, depois que o plano entra em ação pelo menos.


Já terminei o segundo livro do ano, e acho que amanhã eu venho falar dele.

2 comentários:

  1. É a primeira vez que leio sobre esse livro, nunca tinha ouvido falar. A narrativa parece interessante, mas é uma obra que eu acho que não compraria.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade a narrativa é a parte mais chata do livro, ela não segue um padrão... muda a cada.. sei lá... 50 páginas! eu também nunca tinha ouvido falar mas ele me chamou a atenção e não estava nem 15 pila... e foi até uma boa distração, não é um livro que eu indique, a não ser que você já tenha lido tudo de bom na vida e só tenha esse e, sei lá, A Maldição do Tigre (esse sim é ruim)

      Excluir

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...