segunda-feira, 15 de julho de 2013

[Opinião] O Vendedor de Sonhos ♦ O Chamado - Augusto Cury #3



Editora: Academia
n° de páginas: 295
citação: 
"Cuidado! pensar é perigoso, principalmente para quem quer morrer. Se quiser se matar não pense."
sinopse:
  Um homem maltrapilho e desconhecido tenta impedir que um intelectual se suicide. Um desafio que nem a polícia nem um famoso psiquiatra tinham sido capazes de resolver. Depois de abalá-lo e resgatá-lo, esse homem, de quem ninguém sabe a origem, o nome ou a história, sai proclamando aos quatro ventos que as sociedades modernas se converteram em um hospício global. Com uma eloquência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos em uma sociedade que deixou de sonhar. Nada tão belo e tão estranho... Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do carcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele uma sábio ou o mais louco dos seres? Um romance que nos fará chorar, rir e pensar muito.

opinião:
  Esse é o primeiro volume de uma trilogia, e ele conta a história de uma... vamos chamá-lo de mendigo... o narrador do livro é o dito intelectual da sinopse que estava tentando se suicidar e é coagido pelo mendigo a não fazer isso com uma das citações mais bonitas de todo o livro, na verdade, todos os livros do Augusto Cury são um prato cheio pra quem gosta de frases de efeito.
  Pra quem não sabe Augusto Cury é brasileiro e um grande gênio, vou falar mais dele em outra ocasião.
  Enfim, esse mendigo, começa a recrutar um monte de "discípulos" e passa a ensiná-los os muitos mistérios e belezas da vida, faz muita palestras pela cidade e acaba, mesmo contra sua vontade, ganhando fama.
  Ele chama os mais variados tipos de pessoas para segui-lo: desde intelectuais e egocêntricos professores com tendências suicidas, como o narrador da história, até ladrões fracassados e bêbados  inveterados.
  É um bom livro, muito bom, ele só exagera, na minha opinião, na eloquência. Por ser um professor metido a sabichão quem narra é até compreensível, ele usa muitas palavras difíceis para pessoas... normais, digamos assim... e isso pode dificultar um pouco o entendimento mas é uma ótima história... qualquer coisa é só ler com um dicionário do lado :p....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você goste de:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...